top of page

2023 - Atual

Relação da biodivesidade com o funcionamento de ecossistemas aquáticos na planície de inundação do rio Araguaia

Descrição: A ação humana nos ambientes naturais pode gerar impactos que promovem mudanças nos padrões de diversidade e consequentemente no funcionamento dos ecossistemas. Para os ambientes aquáticos, a perda de vegetação ciliar destaca-se como um das principais alterações antropogênicas, capaz de alterar a diversidade das comunidades fitoplanctônicas e a sua produtividade primária. Este projeto de pesquisa pretende avaliar a relação entre os componentes da biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas aquáticos em lagoas de inundação na planície do rio Araguaia, considerando um gradiente de impacto quanto ao uso do solo. As métricas de diversidade serão utilizadas como indicadores da biodiversidade, enquanto a clorofila-a atuará como uma medida de produtividade primária. As relações entre as métricas da biodiversidade e a produtividade primária serão avaliadas utilizando modelos de regressão. Os resultados deste projeto devem adicionar informações sobre as possíveis alterações que a conversão da vegetação nativa para outros tipos de uso do solo podem ocasionar para as métricas da diversidade fitoplanctônica, bem como para a relação de sua biodiversidade com o funcionamento dos ecossistema..
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 

 

2023 - Atual

Serviços ecossistêmicos fornecidos por microrganismos aquáticos

Descrição: O termo serviços ecossistêmicos tem sido utilizado para indicar o benefícios diretos e indiretos que a população obtém dos ecossistemas naturais. A biodiversidade aquática fornece inúmeros serviços ecossistêmicos tais como ciclagem de nutrientes, produtividade primária, formação de solos, regulação de gases, recursos genéticos, produção de peixes, algas e ainda usado para recreação e propostas educacionais. Alguns desses serviços podem ser fornecidos pela biodiversidade de microrganimos, tais como algas planctônicas e zooplâncton. Diante disso, a proposta do presente projeto é investigar os serviços ecossistêmicos oferecidos pelos microrganismos aquáticos, particularmente as comunidades fitoplancônica e zooplanctônica. Para isso serão desenvolvidos vários experimentos controlados usando a área experimental com 80 mesocosmos. Ao todo serão desenvolvidas 5 metas atendendo a 4 serviços ecossistêmicos, e ainda uma proposta de revisão sistemática. As metas irão investigar questões ecológicas, como a relação entre biodiversidade e funcionamento do ecossistema (serviço de suporte), e como as mudanças climáticas e a eutrofização podem impactar nessa associação. Pretende-se investigar o papel do zooplâncton no controle da floração de algas e cianobactérias (serviço de regulação), e abordagens educacionais e de ciência cidadã (serviço cultural). Espera-se que a execução do projeto contribua com a formação de recursos humanos e promova uma consolidação das pesquisas experimentais no grupo de pesquisa em ecologia aquática, além de produzir novos conhecimentos sobre os serviços ecossistêmicos providos pelos microrganimos aquáticos..
Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás 

2018 - Atual

Biodiversidade de ecossistemas aquáticos: Ecologia e Sensoriamento Remoto integrados para conservação de ambientes aquáticos do Estado de Goiás

Descrição: O objetivo desse projeto é integrar duas áreas de pesquisa (sensoriamento remoto e ecologia) para avaliar como ecossistemas periféricos afetam a estrutura de diferentes comunidades aquáticas (algas, zooplâncton, macroinvertebrados e peixes), e investigar a concordância espacial entre as comunidades aquáticas. A integração proposta nesse projeto seguirá um modelo conceitual no qual aspectos da paisagem podem alterar diretamente ou indiretamente aspectos físico-químicos da água e morfologia de ambientes aquáticos e, consequentemente, alterar a comunidade aquática (composição de espécies ou traços funcionais). Especificamente objetiva-se i) Caracterizar a paisagem, limnologia e biodiversidade aquática de microbacias do Cerrado ii) Elaborar e testar um modelo que integra os efeitos da paisagem nas características da água e na comunidades biológicas iii) Avaliar a concordância espacial entre os grupos taxonômicos objetivando encontrar grupos substitutos para estudos de biomonitoramento. Projeto aprovado no Edital CH 07-2016 - Programa de Apoio a Núcleos Emergentes/ FAPEG, Valor R$ 143.000,00. 

2023-Atual

Definição de áreas prioritárias para conservação e migração de peixes

Este projeto tem como objetivo identificar áreas prioritárias para a conservação em bacias hidrográficas brasileiras baseado em padrões de diversidade e processos ecológicos. Para isso, serão utilizadas duas extensões espaciais, a bacia do Tocantins-Araguaia e o Estado de Goiás. Mais especificamente pretende-se determinar o grau de prioridade para a conservação de sub-bacias da bacia Tocantins-Araguaia e do Estado de Goiás; implantar infraestrutura para o início dos estudos de biotelemetria na bacia Tocantins-Araguaia, subsidiando o uso dos habitats críticos para a reprodução das espécies migradoras na seleção de áreas prioritárias. Para cumprir os objetivos serão compilados dados de ocorrência de peixes para a bacia do Tocantins-Araguaia e para o Estado de Goiás, utilizando bases de dados públicos. A partir desses dados serão utilizados algoritmos de otimização visando selecionar o menor conjunto possível de sub-bacias que abranjam as espécies. Além disso, pretende-se implantar bases fixas de telemetria no rio Araguaia, visando dar início a um processo de monitoramento de deslocamento das espécies de peixes migradores, visando determinar os habitats críticos para a reprodução das espécies de peixes e que deverão ser incluídos em cenários de priorização em escalas mais finas. Os resultados do projeto poderão servir de base para políticas públicas voltadas para a conservação da biodiversidade aquática, segurança hídrica e pesca.

 

2023-Atual

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e uso Sustentável de Peixes Neotropicais

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (INCT-Peixes) é focado no avanço do conhecimento da biodiversidade dos peixes Neotropicais e sua sustentabilidade.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 

2016 - Atual

INCT - ECOLOGIA, EVOLUÇÃO & CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (EECBIO)

Descrição: O INCT em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade (EECBIO) reunirá especialistas nas principais áreas de pesquisa em biodiversidade, consolidando uma rede de pesquisa e de formação de recursos de excelência nessa área. Tem como missão : Promover a integração do conhecimento da biodiversidade em diferentes escalas espaciais, temporais e níveis da hierarquia biológica (de genes à paisagem), por meio do desenvolvimento, aplicação, avaliação e divulgação de métodos inovadores para a obtenção e análise de dados. Visa-se assim uma melhor compreensão dos padrões e processos ecológicos e evolutivos envolvidos na origem e manutenção da biodiversidade, bem como a otimização de estratégias para sua conservação com base em evidências sobre efeitos antrópicos, especialmente causados por efeitos de mudanças climáticas, invasões biológicas e mudanças no uso do solo.. 

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 

2017 - 2020

Variações espaciais e desmatamento no estresse oxidativo e resposta antioxidante de peixes em riachos

Descrição: O objetivo do presente projeto é investigar a resposta de organismos aquáticos em relação a alterações ambientais naturais, para se estabelecer uma condição basal, bem como a resposta frente a alterações antrópicas, como o desmatamento. Para isso, serão avaliados biomarcadores de estresse oxidativo de amostras de brânquia e fígado de peixes em diferentes riachos com mata ciliar e riachos desprovidos de vegetação. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para o aprimoramento da capacidade de predição dos impactos biológicos das alterações ambientais, por meio do uso de marcadores bioquímicos.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 

2017 - 2022

Estrutura funcional e filogenética de peixes de riachos em escala regional: padrões de distribuição espacial e conservação

Descrição: O projeto visa reduzir as lacunas de conhecimento associados com os padrões de diversidade de peixes de riachos em escala regional e também avançar em aspectos da conservação de processos ecológicos e evolutivos. Esses objetivos gerais serão alcançados por meio da avaliação dos determinantes da estrutura funcional e filogenética das comunidades, e determinação de cenários de priorização espacial para a conservação de processos ecológicos e evolutivos. Adicionalmente propõe-se testar se a estrutura funcional e filogenética pode ser predita por grupos de espécies indicadoras e também avaliar e mapear o impacto da perda de espécies susceptíveis à extinção para as diferentes facetas da biodiversidade aquática. O estudo será realizado utilizando base de dados de ocorrência das espécies na ecoregião do Alto Paraná. O projeto pode ser dividido em três aspectos: i) testar se há associação dos padrões de diversidade funcional e filogenética com variáveis ambientais em escala local e regional. Também será realizado o mapeamento dos padrões de originalidade funcional e filogenética. ii) testar se grupos de espécies (grupos indicadores) são capazes de representar a diversidade funcional e filogenética; iii) testar se a extinção simulada de espécies (extinção de espécies raras; extinção de espécies dependentes de ambientes lóticos) causa perda significativa de diversidade funcional e filogenética. O projeto resultará na geração de conhecimentos teóricos e aplicados, produtos técnicos, qualificação de recursos humanos, estímulo à pesquisa e consolidação de rede de pesquisa. Do ponto de vista teórico, contribuirá para o entendimento dos fatores associados com a distribuição espacial dos atributos funcionais e das linhagens filogenéticas em uma importante bacia hidrográfica brasileira, assim como permitirá avaliar as áreas que abrigam maior diversidade funcional, bem como aquelas onde a extinção de espécies poderá causar maior impacto. Esses resultados terão grande contribuição para o manejo e conservação da biodiversidade da bacia..
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 

bottom of page